Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Feira em São Paulo traz inovações tecnológicas para escolas

A tecnologia avança. E muitos de nós profesores estamos ainda sem inclusão digital, sem condições de trabalho e tantas escolas sem as mínimas condições de estrutura física e didático pedagógica... MAS É UMA REALIDADE A TECNOLOGIA AVANÇA... Não podemos ficar a reboque deste processo que modifica as formas de comunicação e coloca as crianças e os jovens em contato amplo com uma imensa quantidade de informação, jogos, softwares e redes sociais entre outras vias de criação, edição, etc. É preciso possibilitar ao docente navegar e se apropriar deste processo do qual ele deve ser parte integrante. Então, em fala feita pela organizadora da feira, Luciana Melo, ela expressa que a tecnologia é uma realidade das crianças, por isso é preciso utilizá-la como ferramenta para atraí-las. “É um recurso que pode ser utilizado para garantir mais comprometimento e menos evasão.”
Neste evento que está ocorrendo desde o dia 12 de maio de 2010 indo até dia 15, são expostos Lousa digital, scanner que projeta as anotações do professor na parede e softwares que exploram a anatomia do corpo humano O evento, inaugurado nesta quarta-feira (12), continua até sábado (15), no Expo Center Norte, em São Paulo.São apresentadas algumas das inovações tecnológicas para educação apresentadas na 17ª Educar – Feira Internacional de Educação. A feira reúne 50 empresas expositoras de produtos e serviços na área da educação. Alguns lançamentos como o Scan System, um scanner fabricado na China que é comercializado no Brasil há um mês. O equipamento projeta na lousa objetos ou até as anotações que estão em um caderno. Também há opção de zoom. Outro destaque é o software desenvolvido pelas empresas Smart e P3D para as aulas de biologia, geografia e química de alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental e ensino médio. Com o programa, o aluno pode ver internamente, em 3D, o corpo humano e de uma carpa. Músculos, órgãos e ossos também são projetados. Na aula de geografia, o professor exemplifica em um clique as consequências do efeito estufa. As imagens são projetadas em telas sensível ao toque – touch screen – onde o professor também pode escrever e desenhar.A Dell trouxe para a Educar um sistema onde os alunos assistem às aulas em uma lousa digital conectada por computadores em rede. O docente coordena as funções, envia arquivos simultâneos e interage com a classe por meio de chats. Se o aluno quiser navegar fora do conteúdo sugerido, é denunciado por luzes que piscam no computador do professor.



Nenhum comentário:

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação