Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Rede Vivo Educação - A Sociedade em Rede e a Educação


Recebi esta mensagem do criador da rede a todos os membros de Rede Vivo Educação - A Sociedade em Rede e a Educação - Luis Fernando Guggenberge
Caros membros,

Há 2 conceitos que temos discutido e conversado muito na Rede Vivo Educação: "Eu guardo o meu conhecimento nos meus amigos" - Karen Stephenson e "Aprenda com seus vizinhos" - Steven Johnson. Muito bem, então está aqui um desafio para todos nós membros: Conecte um amigo ou um vizinho no 2o Seminário A Sociedade em Rede e a Educação para se inscrever, participar de uma Arena. O Seminário não é um evento exclusivo para professores, educadores, ele é voltado para toda a sociedade, você pode conectar um jovem, um adulto, quem quiser, pois todas as discussões envolvem toda e qualquer pessoa. Ah, e o evento é gratuito. Bem pessoal vale a pena fazer novas leituras. Quando iniciei como membro desta rede eu era sozinha como representante da Paraíba, então, convidei na época em 2008, 86 amigos de minhas relações por email. Em 2009 fizemos o primeiro encontro de conectados do Nodo PB no CTCC quando contei com a colaboração ímpar da coordenadora pedagógica de lá Irisnaque aqui em aqui em Campina Grande com a presença do criador da rede Luis Fernando Guggenberge e do palestrante Augusto de Franco. Ficamos de desenvolver alguns arranjos educativos locais . Na época 33 pessoas compareceram, pois foi o primeiro encontro de conectados. Atualmente, há uma ex-aluna minha do curso de pedagogia em serviço da cidade de Juripiranga que foi uma das minhas convidadas produziu um e-book na escola sobre o seu municipio por ser agregada a este a Rede e com o apoio de um dos grupos da rede que se organiza através da editora PLUS. Por todo estes movimentos, acredito você possa sentir-se incentivado a saber mais sobre a Rede Vivo que conecta pessoas.
Grande abraço! conecte-se e convide outras pessoas.
Saudações livres
Prof. Lúcia Serafim

2º Seminário - A Sociedade em rede e a Educação


Conectivismo: uma nova teoria de aprendizagem em rede. O conectivismo é uma teoria da aprendizagem mais adequada à sociedade em rede? Por que? O que diferencia o conectivismo das demais teorias da aprendizagem que têm servido de base para experiências educativas? Qual o “estado da arte” do desenvolvimento da teoria conectivista da aprendizagem?

Questões como estas serão discutidas no 2o Seminário será uma nova e mais intensa oportunidade de conversar sobre as exigências de uma nova educação para uma nova sociedade (a sociedade em rede). Terá um formato inovador, ouvindo especialistas-chave, promovendo um inédito festival de educação inovadora, abrindo espaço para as pessoas poderem conversar sobre os temas de sua escolha, estimulando a elaboração coletiva de projetos de educação inovadora (aprendizagem em rede).

OBJETIVOS DO SEMINÁRIO

- Difundir o conectivismo como nova teoria da aprendizagem compatível com a sociedade em rede.

- Continuar investindo na formação de sistemas sócio-educativos – comunidades de aprendizagem em rede.

- Construir um caminho próprio de abordagem do tema e de investimento socialmente responsável, alçando vôo (sem se contrapor diretamente) sobre o terreno já muito pisado pelas instituições e programas que ainda entendem a educação a partir do tripé escola-ensino-professor.

- Criar pontes com os inovadores em educação e incentivar os seus esforços. Veja mais!

Estou aqui... voltando aos poucos!



Olá a todos e todas


Como é bom voltar a blogar, comunicar ideias, discutir esforços, fazer pontes, viver humanamente em rede. Depois de 18 dias de pós-operatório delicado estou voltando aos poucos as minhas atividades profissionais e na ótica dos arranjos educativos locais estreitando os laços com os mais próximos a mim na comunidade onde vivo e nas oportunidades que desenvolvo como ser humano junto a estes. Muito agradecida a Deus Pai Criador pelas graças em torno de minha saúde. Também agradecida a minha família que veio de Fortaleza para cuidar de mim, aos amigos de fé que não me deixaram só na hora da necessidade. Feliz por todas as mensagens dos professores e alunos da UEPB e pelas visitas recebidas. Também envio um abraço especial aos que se unem a mim pelo meu trabalho e pessoa que sou através das redes sociais. Em suma, sou convicta de que quem semeia trigo colhe pão. Quem planta amor colhe amizade. Que Deus continue nos abençoando.

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação