Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

sábado, 18 de julho de 2009

Re-Configurando um percurso de orientação aos Orientandos da graduação e pós-graduação: Uma experiência em construção

Ah... ufa ...ufa... uma semana daquelas de não ter tempo nem pra morrer kkk... e ao mesmo tempo uma sensação de felicidade construcionista ( que tal essa?). É assim que me sinto cada vez que vejo o crescimento dos meus orientandos... em cada cada autor discutido para compor o arcabouço teórico do estudo, em cada página escrita, cada diálogo realizado, em cada chat que faço com eles, por cada domínio vencido e a descoberta diária e dignificante da inconclusão e da necessidade de buscar competências sempre, em cada traço metodológico percorrido, e que somos capazes de assumir com crítica e entusisamo que diante das dificuldades advindas de cada ato humano que obstacula que : ATRAPAHAR NÃO SIGNIFICA IMPEDIR. Vamos a luta! . Nesta vivência que acerca de dois anos venho compondo este trabalhando com os alunos orientandos do curso de graduação da Licenciatura em Computação da UEPB, fazendo uso das tecnologias recentes para orientar, acompanhar, compartilhar, sintetizar, definir, compor, descobrir, dialogar sobre o percurso do estudo e a construção da monografia de conclusão do curso aliada aos encontros presenciais, muitos aspectos positivos vem ocorrendo e em breve estarei publicando estes resultados. Afinal numa sociedade que aprende e se desenvolve como afirma Tavares (1996), ser aluno é ser aprendente em constantes interações com as oportunidades. Por isso, como educadora de um tempo presente lanço mão destas possibilidades e destes cenários e minha sala de orientação aos alunos é onde estou então," de casa ou não, com o notebook, uma webcan,( as vezes sem ela) microfone( as vezes sem ele), usando a tecla F2 e uma caixa de som, muitos livros, e a rede a nosso favor cercados de informações úteis previamente definidas por mim no percurso da orientação assumo com convicção que nosso papel na sociedade da aprendizagem é criar, estruturar e dinamizar situações de aprendizagens, estimulando a aprendizagem e auto-confiança dos estudantes. Então, na semana que vem estaremos eu e eles e os professores convidados nas bancas para suas defesas e para que ocorra o que de fato deve ser a grande FESTA DA ACADEMIA " a produção do conhecimento, da convivência e do saber.


Educação e Tecnologias Digitais: Onde há vida há inacabamento: Educar e ensinar é viver o desafio cotidiano

Educação e Tecnologias Digitais: Onde há vida há inacabamento: Educar e ensinar é viver o desafio cotidiano

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses
Ocorreu um erro neste gadget

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação