Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

domingo, 17 de outubro de 2010

As TICs e o combate a pobreza



A crescente presença das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no dia-a-dia da sociedade fez a Organização das Nações Unidas contemplá-las com destaque pela primeira vez neste ano no seu relatório sobre Comércio e Desenvolvimento, publicado desde 2005. O “Information Economy Report 2010”, apresentado no Brasil pelo CGI.br - Comitê Gestor da Internet, traz dados globais que apontam que as TIC podem ajudar a reduzir a pobreza no mundo e mostra que a educação que contempla o desenvolvimento de habilidades para melhor explorar as possibilidades da cultura digital é essencial para o sucesso das iniciativas que buscam contribuir para essa redução. Para chegar à conclusão, foram levantadas, por agências nacionais e internacionais de desenvolvimento, experiências cotidianas de uso das TIC em diversos países e, principalmente, em comunidades assoladas pela pobreza. Além disso, dados estatísticos fornecidos por grupos privados da área de comunicação foram analisados e ajudaram a compor o cenário.Para o conselheiro do CGI.br e doutor em pensamento social e político, Carlos Alberto Afonso, que se debruçou sobre os resultados do relatório, esse cenário, de fato, é promissor. Ele, no entanto, observa que as iniciativas ainda não constituem um macro-modelo a ser seguido: “as experiências relatadas no relatório mostram que as TIC são capazes de promover transformações que ajudam a combater a probreza, mas até agora temos casos exemplares em níveis setoriais específicos, não temos uma ação macro, em um país, por exemplo”.

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses
Ocorreu um erro neste gadget

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação