Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

domingo, 21 de setembro de 2008

Minhas Produções

No dia inicio do mês de setembro, precisamente 03.09.08, as 14h30 realizei defesa monográfica na UEPB concluindo curso de Especialização em Tecnologias na Educação sobre o tema " O vídeo digital como recurso multimídia integrado ao contexto escolar". O estudo apresenta e analisa intervenção pedagógica construtivista junto a campo escolar no 1º ano do ensino médio na disciplina de Biologia, esta como possibilidade para adensamento de aprendizagem colaborativa e motivacional, utilizando a interface Windows Movie Maker para produção de vídeos pelo alunos como parte dos estudos de revisão dos conteúdos do período "Organelas citoplasmáticas".
O VÍDEO DIGITAL NA SALA DE AULA

Dentre os usuários mais interessados nesse tipo de atividade estão crianças e adolescentes, um público que crescentemente se identifica muito com esse tipo de mídia, dado seu caráter altamente motivacional. Apesar de ser geralmente associada ao lazer e entretenimento a produção de vídeos digitais pode ser utilizada como atividade de ensino e aprendizagem com vasto potencial educacional ainda a ser explorado.


Vídeo Digital : possibilidade de colaboração e motivação na aprendizagem


É nesta fronteira dos estudos multimídia e motivacionais, que se credita que as inovações tecnológicas possam provocar mudanças no cotidiano escolar e que torna-se então vital, que em sala de aula se tenha acesso e se aprenda a utilizar tecnologias, quer utilitários, softwares específicos ou a apropriação consciente da World Wide Web e toda a gama de ferramentas e aplicativos multimídia.
Tal função ampliada, implica uma redefinição do papel do professor, do estilo de ensino, das concepções de aprendizagem e um novo papel dos intervenientes no processo de ensino que motivem a aprendizagem, colocando o aluno como centro, quer no trabalho que envolva projetos de pesquisa, troca de informações; quer em projetos colaborativos à base de autonomia, cooperação, análise, interpretação e partilha de dados, com vista a análise e resolução de problemas.
Várias experiências nesse âmbito vêm sendo desenvolvidas confirmando as expectativas da inserção do vídeo digital como recurso multimídia no contexto escolar “The value of video in research on teacher learning is also noted in the literature. Sherin and Han (2004) discussed the way that teachers use video of their classes to move their thinking from a focus on their actions to a focus on their students.”
Pode- se citar trabalhos já publicados, como o paper que trata de pesquisa qualitativa sobre Using Digital Video as a Research Tool: Ethical Issues for Researchers realizada na Austrália - University of Technology, Sydney por Sandy Schuck And Matthew Kearney. The authors have recently completed a collaborative research study, Students in the director's seat: Teaching and learning across the school curriculum with student-generated digital video involving case studies of five schools in Australia. The schools were asked to participate in the study because they O VÍDEO DIGITAL NA SALA DE AULA.

UEPB - A aula como exercício de curiosidade - Prática Pedagogica de Computação


"A segurança com que a autoridade docente se move implica uma outra, a que se funda na sua competência profissional"

Freire, pedagogia da autonomia 1996

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação