Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

sábado, 20 de novembro de 2010

TicEDUCA 2010 - Lisboa encerra enquanto população faz manisfestação a favor da paz e contra a Nato - 20.11.10




Nestes dias em que aqui estou em Portugal - Lisboa o país recebeu pela primeira vez o presidente dos Estados Unidos Obama para o evento Cimeira da Nato, e Lisboa foi o centro politico do mundo como afirmou Hilary Clinton e como se diz por aqui apenas por 2 dias. Tudo foi considerado tranquilo sobre o forte sistema de segurança os líderes aliados concordam em defesa antimíssil da OTAN. Os líderes da OTAN decidiram desenvolver uma capacidade de defesa antimíssil para proteger as populações e territórios na Europa contra ataques de mísseis balísticos da OTAN. Chefes de Estado e de Governo da Aliança afirmaram que eles vêem isso como um elemento central da tarefa de defesa coletiva da OTAN, atendendo a crescente ameaça de proliferação de tecnologia de mísseis balísticos e de armas de destruição maciça. A população foi pacificacamente as ruas contra a Nato e a favor da Paz. Hoje acompanhei de perto desde a praça Marques de Pombal até a rua dos restauradores, sob forte reforço policial e tudo corria bem até o momento em que policiais fizeram cordões e alguns foram detidos. Mais de duas horas de caminhada e 30 mil pessoas. Palavras de ordem eram gritadas em prol da vida, do trabalho, da paz e assim, e foi neste clima que saimos do Tic Educa que hoje teve uma programação voltada para análise dos 25 anos das TIcs na educação em Portugal. Convicta sou de que a mudança desejada por mim, é desejada por cá, e por nós todos que estão envolvidos na tarefa exigente de educar crianças e jovens que vivem em um mundo informatizado, virtual e das crescentes relações com as redes e comunidades do ciberespaço. Isso é certo, mas certo também precisa ser que se volte o olhar para o docente, ele é figura central neste processo de renovação da educação e para tal, necessita de condições para a renovação metodológica, apropriação de novos saberes e como dito aqui no encontro que se compreenda, apreenda, reconstrua possibilidades com o mundo da Internet para usufruto da mediação, da conexão das pessoas.

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses
Ocorreu um erro neste gadget

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação