Olá pessoal
Passei um longo tempo sem blogar. Voltei !!!! Saudades dos que seguem meu blog e me enviam emails, comentários, sugestões e assim vão tornando possível uma situação de diálogo.. Estive neste tempo e ainda estou envolvida com muitas atividades ligadas ao ensino, a busca de novas leituras e práticas pedagógicas e confesso precisei de um tempo para mim, para descobrir novos passos, e assim, passei a rever mais o meu tempo diante da tela do computador. Como sabem... eu pessoalmente adoro gente e o dinamismo estabelecido nas relações que por estas são desenvolvidas. E no cenário atual, é inegável que as tramas sociais ocorridas no mundo das redes em conexão trazem a multidimensionalidade decorrente da tecnologia e da conectividade. E neste sentido, é preciso buscar qualidade neste tempo - espaço. Aí vem, a questão que os fins do limite físico coloca para todos nós, como para a universidade, para as escolas e particularmente, penso ser o desenvolvimento de comunidades que aprendem um impacto muito importante da tecnologia aplicada aos sistemas pedagógicos e de investigação. Através da conectividade são criadas novas formas de aprendizagem e ao mesmo tempo ocorrem transformações mais específicas nos conteúdos dos cursos ou nas relações entre grupos de todos os tipos e entre grupos determinados de alunos e professores como por exemplo. O que estou dizendo a vocês é que minhas preocupações e investigações se somam a dos que acreditam que para que o sistema educacional consiga explorar as potencialidades das tecnologias recentes e no desenvolvimento de plataformas de colaboração, deverá permitir e promover atitudes mais prospectivas ou seja, adquirir novos espaços de liberdade e de experimentação, pois só assim poderá escapar da relação asfixiante de um sistema que quer educar as gerações futuras com o conhecimento codificado do passado quando estamos em mundo em mutação.
Conto com o comentário de vocês aqui pelo blog acerca deste post e assim poderemos fazer pontes e trocarmos experiências. Agradeço
Meu abraço
Prof. Lúcia Serafim