Volto a alertar aos educadores e as famílias sobre a necessidade e a urgência de se apropriarem dos mecanismos e condições de conhecimento acerca das várias configurações advindas com a presença da Internet . Escutem e reflitam a partir do podcast de Rodrigo Nejm que trata sobre segurança na Web e o papel de educadores e pais na mediação do uso da rede por crianças e adolescentes. Ele fala também sobre crimes cibernéticos, e Internet como espaço público. Então, não nos enganemos. O fato de nossos filhos e alunos estarem na Internet no quarto da casa não significa que estão estão a porta fechada. A internet é um mundo nas mãos, é uma realidade que aponta muitos caminhos para todos nós, dentre eles de que não podemos ficar alheios a convência e aprendizagens com as gerações interativas.

Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
PADRÕES DE COMPETÊNCIA EM TIC PARA PROFESSORES
Aqui está trecho do Marco político organizado do documento da UNESCO onde enfatiza que "Os professores na ativa precisam adquirir a competência que lhes permitirá proporcionar a seus alunos oportunidades de aprendizagem com apoio da tecnologia. Estar preparado para utilizar a tecnologia e saber como ela pode dar suporte ao aprendizado são habilidades necessárias no repertório de qualquer profissional docente. Os professores precisam estar preparados para ofertar autonomia a seus alunos com as vantagens que a tecnologia pode trazer. As escolas e as salas de aula, tanto presenciais quanto virtuais, devem ter professores equipados com recursos e habilidades em tecnologia que permitam realmente transmitir o conhecimento ao mesmo tempo que se incorporam conceitos e competências em TIC. As simulações interativas em computação, os recursos educacionais digitais e abertos e as sofisticadas ferramentas de levantamento de dados e análise são apenas alguns dos recursos que permitem aos professores oportunidades antes inimagináveis para o entendimento conceitual. As práticas educacionais tradicionais já não oferecem aos futuros professores todas as habilidades necessárias para capacitar os alunos a sobreviverem no atual mercado de trabalho". A UNESCO está desenvolvendo o Projeto de Padrões de Competência em TIC para Professores (ICT-CST) com a finalidade de avaliar o desenvolvimento profissional do educador na integração das TIC ao ensino e à aprendizagem. Este Projeto de Padrões de Competência em TIC para Professores "pretende melhorar a prática dos professores em todas as áreas de trabalho, combinando habilidades em TIC com inovações em pedagogia, currículo e organização escolar. Também se concentra no uso que os professores fazem das habilidades e dos recursos em TIC para melhorar o ensino, colaborar com os colegas e, provavelmente, se tornarem líderes de inovação em suas instituições. Que tal baixar e ler o documento?
Assinar:
Postagens (Atom)
ENTRE EM CONTATO...
Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

NETWEAVING 2009
View more documents from Luiz de Campos Jr..
CHAT : Educar na Era Digital
TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE
"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)
Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ
Indico este livro que foi traduzido para o Português:
Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.
Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB
Filmes Imperdíveis
- A sociedade dos Poetas Mortos
- Desafiando Gigantes
- O Clube do Imperador
- O ilusionista
- O mundo dos insetos
- O sorriso de Monalisa
- O triunfo
- Orquestra dos Meninos
- Ponto de Decisão
- Prova de Fogo
- Quase Deuses
Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro
Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?
Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação