As redes sociais da Internet a cada dia se tornam mais presentes no dia-a-dia de alunos, professores e das pessoas de um modo em geral. No entanto, sabemos que essas ferramentas ainda são pouco exploradas em sala de aula. Alguns dizem que não veem esta necessidade, outros que tomam muito tempo, outros ainda que o contexto da escola não favorece devido a extensa grade curricular. Em suma, se ainda se pensa currículo como grande, imagina sobre redes sociais e educação?? Sei que temos muito a fazer e a cada dia crescem os vínculos entre tecnologias, mídias e educação e isto é irreversível. E nós sabemos que por vezes o acesso a esse tipo de possibilidades, em se tratando das redes sociais é vetado nas escolas, em função do “medo” de que o aluno se interesse por assuntos que não estejam diretamente ligados ao conteúdo pedagógico. Sabemos que há muitos aspectos positivos no uso das redes sociais, um deles é a participação ativa dos alunos na construção de sua própria aprendizagem e colaborando com os seus pares. O uso das redes sociais pode ser feito na própria escola, caso exista um laboratório de informática, nas lan houses ou na casa dos alunos. Vejamos o que diz a jornalista, professora e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Raquel Recuero " não existe uma fórmula pronta para se trabalhar o conceito de redes sociais em sala de aula, diz ela “Acho que não há fórmula pronta. A rede é um espaço social e, como todo o espaço social, é também um espaço de Educação e aprendizado. Acho que cabe aos professores explorarem essas potencialidades com criatividade, procurando entender como seus alunos utilizam essas ferramentas e, a partir desse uso, inserir-se no processo e propor atividades que também estejam inseridas. A rede é um meio, nunca um fim”, analisa Raquel.

Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual
domingo, 19 de junho de 2011
Redes Sociais e Educação
Assinar:
Postagens (Atom)
ENTRE EM CONTATO...
Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

NETWEAVING 2009
View more documents from Luiz de Campos Jr..
CHAT : Educar na Era Digital
TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE
"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)
Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ
Indico este livro que foi traduzido para o Português:
Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.
Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB
Filmes Imperdíveis
- A sociedade dos Poetas Mortos
- Desafiando Gigantes
- O Clube do Imperador
- O ilusionista
- O mundo dos insetos
- O sorriso de Monalisa
- O triunfo
- Orquestra dos Meninos
- Ponto de Decisão
- Prova de Fogo
- Quase Deuses
Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro
Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?
Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação