Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

terça-feira, 7 de julho de 2009

Comunicação no EPENN- O Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto Escolar

Só hoje ao retornar para casa tive condição de informar e trocar ideias pela Internet e através do meu blog com vocês. Muita chuva, 3 dias sem parar... quase um dilúvio (exagerando), fiquei sem alguns acessos, e em meio a tanta gente e reencontros com amigos do meu Estado e cidade -Ceará/Fortaleza, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, .... Pousada onde me hospedei lotado... estas coisas de eventos... que também trazem prazer em ver, ser, aprender e relevar, me apresentei logo escalada de primeira numa sala com público variado e onde só eu transitava com este tipo de interesse mais direto e declarado... O VÍDEO DIGITAL COMO RECURSO MULTIMÍDIA INTEGRADO AO CONTEXTO ESCOLAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA sobre pesquisa realizada na educação básica. Valeu muito. Neste Encontro Norte e Nordeste de pesquisa que ocorreu em João Pessoa na UFPB neste dia 06 de julho ainda quero ser redudante em Lamentar o fato de estar num GT de formação de professore (GT08) num grupo de seis apresentações e não perceber interesse ou motivação nas pessoas por pesquisas que que interdisciplinam com tecnologias digitais. Como meu interesse é explicito e na luta venho buscando adquirir competências e sensibilidades a este novo me sinto apelada a enfatizar este sentimento.Mas tudo vale a pena... Sempre se aprende, principalmente quando se tem a consciência do inacabamento. Mas um evento com este porte precisa contemplar com maior ênfase e clareza sobre o eixo que este mesmo norteou, a inclusão digital e seus desdobramentos na educação presencial e a distância. Em suma é isso. Compartilho com vocês artigo e vídeo de apresentação que fiz no EPENN.


Ainda sobre o EPENN- Encontros ...

Encontro especial este... minha prof. da graduação na UECE

Que alegria... sabe aquele dia especial que você encontra aquela professora que foi referência para para sua organização profissional e pessoal e quem sabe ...ela nem sabia o tanto da sua importância em nós?... encontrei e como uma colegial perguntei " Você lembra de mim?" lembra? Lucinha Serafim do Colégio Santa Cecília? e ela com o mesmo sorriso aberto claro... você está diferente, bonita, feliz como sempre... disse ela... a profª Elizabeth da UECE da universidade Estadual do Ceará, uma daquelas Mestras que me influenciaram, que indicaram refexivamente caminhos para mim no curso de graduação em Pedagogia, para a jovem que abria percursos.

Olha eu aqui com a prof. Ornellas e minha amiga prof. Rosário
Também procurei por um grande amigo de Maceió o Fernando Pimentel... com tanta chuva e tantos corredores e salas a percorrer não o vi. Que pena não ter abraçado o companheiro de estudos sobre Interatividade online, EAD. Mas ele está sempre aqui com seu semblante sereno, carinho, descobertas e amizade e pelo seu blog é claro "Blog do Fernando Pimentel". Também tive a alegria de ter a companhia da minha amiga irmã Rosário Maciel. Então, não tinha como não aproveitar... e ainda de quebra encontrei Ângela e o trio do CCT ficou completo Lúcia Serafim, Ângela e Rosário ( "O trio das Práticas de Computação"), já que a Bela Beatriz vai para a UFPE ( que pena e ao tempo ... ela merece... ela merece). Então é isso, no Gt 08 - Formação docente tivemos 6 comunicações, a sala foi coordenada por uma professora super simpática e acolhedora que também apresentou um trabalho interessante sobre "Adolescer na escola: e ficar aonde?" a prof. da UNEB Maria de Lourdes Onellas.













SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses
Ocorreu um erro neste gadget

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação