Continuo escutando de alguns professores da Educação Básica lamentações sobre a presença de alunos portanto celulares em sala de aula. E eu pergunto para eles se não gostariam de fazer experiências diferentes destas, ou seja, só lamentar. E como venho a algum tempo acompanhando o portal MVMOB e as várias iniciativas pedagógicas que se fazem possível com esta tecnologia que prolifera e já comporta em si uma série de comandos e funções mais amplas, trouxe então para cá este post para adensar esta discussão e gerar possibilidades de busca sobre outros saberes fazeres no que diz respeito ao uso pedagógico do celular.
Este texto é de Eduardo Melo que faz parte da rede Vivo educa e ele diz que "Sobre livros e celulares, recomendo uma visita ao site da Editora Plus. Faço parte da Plus e, para qum ainda não conhece nosso trabalho, publicamos livros para celulares - poesias, contos, novelas, não-ficção. Os livros são inéditos e gratuitos, é só baixar no site.Existem algumas questões que surgem. Que celulares permitem acessar os livros? Poucos, e nem sempre é fácil copiar os livros para o aparelho. Que tipo de experiência de leitura é possível para um livro lido no celular? É uma leitura circunstancial, quando a pessoa está presa no trânsito, esperando em consultório ou numa fila de banco... nesse ponto, o uso do celular como um dispositivo de leitura portátil faz sentido - a pessoa está parada e aproveita para imergir em uma leitura. É perfeito. Porém, dentro da escola, não se pode esquecer como é importante oferecer oportunidades iguais aos alunos. Nessa perspectiva, como se usa o livro no celular, se nem todos possuem aparelhos igualmente capazes de abrir livros? Pedagogicamente é importante. Como alternativa, algumas pessoas quebram os livros em pedacinhos, em tweets ou mensagens de texto - algo que todo mundo pode usar nos seus celulares. Mas a experiência de leitura, definitivamente, deixa de ser a experiência de leitura de um livro para ser a leitura de mensagens. Qual a diferença? Ler um livro é uma atividade de imersão, de concentração no texto. A finalidade de um livro é preservar um determinado conteúdo, para ser consultado ou reproduzido quantas vezes precisarmos, ou quisermos. Já mensagens, são curtas. Sua finalidade é informativa, demandam pouco da nossa atenção, são descartáveis. Não é possível, na minha opinião, acomodar livros no formato de mensagens. São coisas intrinsecamente incompatíveis. Mesmo assim, com uma metodologia bem feita, pode ser possível em sala de aula um grupo de alunos adquirir interesse nos livros, através de pequenos drops de conteúdo, transmitidos/retransmitidos em sala de aula por eles mesmos. Aí entra no que você disse: o celular como um meio de divulgação do conteúdo. E essa capacidade publicitária do celular, que já é explorada para tantas finalidades, pode ser ainda mais poderosa para os livros. Provavelmente, alguém, em algum lugar, já deve ter se dado conta disso e feito a experiência."
Eu penso que Vale a pena fazer esta discussão e modificação nos planejamentos da escola e irem tecendo juntos escola, coordenação pedagógica, professores e alunos caminhos pedagógicos a partir desta realidade que é a presença do celular na vida de aprendizagem das crianças e jovens. ( Grifo meu)