Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Estarei com meus orientandos no SBPC - UFRN

Somos notícia - setor de comunicação da UEPB

Integrantes da UEPB apresentarão trabalhos em Reunião Anual para o Progresso da Ciência

Seg, 05 de Julho de 2010 17:13

No período de 25 a 30 de julho, um grupo de quatro alunos do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade Estadual da Paraíba (Campus I), participará, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN), da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento científico, existente há mais de 60 anos, engloba diversas áreas do conhecimento e hoje é tido como o maior na América Latina. Acompanhados pela professora responsável pelas disciplinas Prática Pedagógica de Computação e Educação e Tecnologias, Maria Lúcia Serafim, os estudantes da UEPB tiveram quatro trabalhos aprovados pela comissão organizadora: dois no campo da robótica educacional, um sobre objeto de aprendizagem no ensino e outro sobre o uso de ferramentas de vídeo digital em salas de aula.


Os trabalhos inscritos na SBPC são: “A contribuição da Robótica Educacional: uma experiência interdisciplinar de aprendizagem no Ensino Fundamental”, elaborado por Wanderson Gomes de Sousa; “A utilização da robótica através da manipulação de objetos de baixo custo como fator interdisciplinar na educação”, por Emerson Sousa Lima; “Vídeos digitais no Ensino e Aprendizagem”, de autoria de Denise Costa da Silva; e “Construindo um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de frações”, de Carolina Soares Ramos.

De acordo com Lúcia Serafim, outros trabalhos já foram inscritos nas reuniões anuais da SBPC, ao longo de cinco anos, e novas pesquisas já estão sendo elaboradas e serão inscritas em congressos até o fim de 2010, sendo desta feita, previstos para acontecer em Lisboa (Portugal)
e em Aracaju (SE).

Desenvolvimento do ensino

Ainda de acordo com a professora Lúcia Serafim, os trabalhos a serem apresentados na SBPC são fruto de trabalhos monográficos e de artigos científicos elaborados no decorrer das disciplinas, sendo todos os alunos seus orientandos na Licenciatura em Computação. Entre os
trabalhos, destaca-se a iniciativa dos pesquisadores em envolver o ensino-aprendizagem de crianças, especialmente em ambientes digitais, tendo sempre em vista a manifestação de suas habilidades e competências. O trabalho que será apresentado por Denise Costa, por exemplo,
incentiva crianças e adolescentes a produzir vídeos caseiros, com os conteúdos ministrados em sala de aula pelos professores. “Nossa ideia é incluir essa questão no currículo escolar, onde os jovens terão oportunidade de fazer vídeos educativos”, acrescentou a Lúcia Serafim. Já no trabalho de Carolina Ramos, a cozinha é utilizada como cenário de aprendizagem para o conteúdo “frações”. Naquele espaço, alunos do 5º ano fundamental aprendem com facilidade e de forma lúdica a fracionar medidas. As pesquisas em robótica, desenvolvidas por Wanderson Gomes e Emerson Sousa, contaram com a participação de escolas particulares de Campina Grande, das quais os alunos de ensino fundamental se mostraram os maiores interessados. Wanderson apresentará um relato de experiência sobre o jogo de encaixe “Lego”, buscando, com a colaboração de outros dois professores de Física e Matemática, outras alternativas de confecção de robôs para o brinquedo, além daquelas propostas nos manuais do próprio kit. Já Emerson Sousa optou por lidar com a robótica de baixo custo, realizando o aproveitamento de materiais e promovendo uma relação entre informática, robótica e estudos interdisciplinares da escola.


A participação dos estudantes em eventos e congressos recebeu, em grande parte, o estímulo da professora Maria Lúcia Serafim, que afirma reconhecer a competência dos alunos e incentivar a produção científica, fazendo, no andamento do curso, o enriquecimento da pesquisa.

Inscrições prosseguem - Para quem ainda deseja participar da SBPC, as inscrições seguem até o dia 14 de julho, através do site http://www.sbpcnet.org.br/natal. Há 61 anos, a SBPC realiza a atividade, que reúne as mais diversas áreas do conhecimento, configurando-se como o maior evento científico na América Latina.


Texto de - Giuliana Rodrigues e Juliana Rosa

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses
Ocorreu um erro neste gadget

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação