
Fique atento quando for realizar pesquisas na Internet para poder aproveitar bem desta valiosa biblioteca. Então, o primeiro passo para transformar sua pesquisa na Internet em um resultado significativo à sua aprendizagem é preciso é saber que tipo de busca você está usando e quais são os critérios de organização do recurso utilizado. Saiba que há basicamente três tipos de mecanismos de busca na Internet:
1.Robôs: são programas que percorrem a rede toda, catalogando todas as palavras dos sites, como o Altavista, ou apresentando um ranking de popularidade dos sites, como o Google, que hierarquiza os resultados de acordo com a quantidade de links que existem apontados para os sites que atendem à sua pergunta.
2.Diretórios: são os sistemas de organização da informação classificada em tópicos, como o Yahoo e o Melhor da Internet , que disponibilizam os resultados de acordo com critérios temáticos: Artes>Cinema>Oscar, por exemplo.
3.Metabuscadores: processam a pesquisa em diferentes programas de busca simultaneamente, como o Miner, que mapeia os maiores programas de busca de uma só vez. Os robôs são indicados para buscas genéricas, do tipo "Fellini". Os diretórios são recomendados para pesquisas precisas, por exemplo, "letras de música do Caetano Veloso". Os metabuscadores são bons poupadores de tempo, especialmente para buscas muito amplas, como "enciclopédias em espanhol".
Aproveite dessas orientações e mãos à obra