
O Google Docs como interface que proporciona interatividade e colaboração quando bem utilizado na Prática Pedagógica.
Desde 2008 venho inserindo na minha prática pedagógica no curso de Licenciatura em computação a interface Google Docs para estudo e compartilhamento de textos e pesquisas, construção coletiva de slides para apresentações e registros de organização dos grupos e relatórios e atualmente compartilho avaliações da aprendizagem. Iniciei este trabalho de apropriação quando o DOCS não tinha nem todos os recursos que hoje possui, como por exemplo a presença atual no google textos do Formulário. Os alunos se apropriam com facilidade da ferramenta e esta frente ao tratamento construtivista tem possibilitado ampla interatividade e colaboração . Mas não é só a interatividade e a colaboração que estão avançando, mas a própria aprendizagem dos meus alunos, pois eles constroem e reconstroem seus textos, resignificando conceitos e elaborando novos saberes por meio da utilização desta interface. É importante afirmar que não é suficiente a inclusão do computador ou de outras tecnologias recentes para que se possa dizer que a educação está acontecendo e que os propósitos de interatividade e de construção do conhecimento estão sendo desenvolvidos, necessário se faz que educadores dialoguem e se apropriem de novos saberes de formação para que possam participar ativamente da conexão que se faz na sociedade atual.