Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

domingo, 30 de janeiro de 2011

Censo Escolar 2010: cobertura de internet é maior que presença de quadra de esporte nas escolas

No ensino médio, 94,8% dos estudantes têm acesso à internet enquanto 79,9% desfrutam de quadra de esportes nas escolas em que estão matriculados. Esses dados são do Censo Escolar 2010 e foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)...Se for analisada a situação do ensino fundamental, a diferença se acentua conforme baixa o nível de ensino: nos anos finais (6º a 9º anos), 85,9% das matrículas são atendidas por acesso à rede enquanto 71,3% têm quadras. Nos anos iniciais (1º ao 5º anos), 71,6% dos estudantes são atendidos com internet, mas metade deles não tem quadra esportiva nas escolas.

Retomo esta notícia para que possamos neste inicio de ano letivo nas várias realidades do nosso imenso país sermos mais atentos como educadores ao fato que que a sala de aula deva ser mais interativa, sendo percebida e articulada não como rota e sim como percurso  em seu desdobramento pedagógico e para tal,  é importante que este dados  trazidos pelo Censo 2010 sobre a cobertura da Internet possam servir para a vinculado de  propostas  para o planejamento docente, para que  este se aproprie de condições para favorecer o desenvolvimento de práticas em sua sala de aula  que contemple a  presença da internet em vários espaçõs e assim, os estudantes possam desde cedo   utilizar a rede de computadores para a apreensão do conhecimento e da pesquisa siginificativa  em relação as vivências de ensino e aprendizagem.

Internet em alta -No contexto de uma análise

Questionado sobre o investimento em acesso à internet no lugar de outros itens de infraestrutura, o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, disse que as “questões são complexas” e as análises devem ser “feitas com cuidado”. O acesso à internet supera todos os outros itens de infraestrutura: quadra de esporte, biblioteca, laboratório de ciências e acessibilidade das edificações para deficientes físicos e, até, laboratório de informática. “Ao se investir em acesso à internet também está investindo em biblioteca”, disse Neto. Apenas 30,4% das escolas brasileiras nos anos iniciais têm bibliotecas. A cada dez escolas, sete delas não possuem um acervo de livros disponível para seus estudantes. Na etapa que vai do 6º ao 9º anos, 58,7% das escolas têm bibliotecas. No ensino médio a proporção de cobertura com esse item de infraestrutura é de 74%.

O que podemos pensar  é que uma biblioteca , assim como espaçõs para lazer, motricidade e esportes, etc  nao podem ser colocados em segundo plano não é mesmo? e  que a organização e planejamento das políticas para este fim devem ser imperativas mas em relação a Internet se faz necessário que possamos apoveitar destes ganhos  para  buscarmos  modos de juntos trocarmos experiências sobre como fazer este percurso do uso e aplicação da Internet como ferramenta didática,  tanto na educação básica como no ensino superior e outras modalidades de ensino. É importante afirmar que não é a tecnologia que resolverá todos os problemas educacionais, mas é significativo compreender que se esta for um canal de inclusão  social e incorporada adequadamente aos processos de ensino e aprendizagem poderá em muito favorecer a desdobramentos de aprendizagem para a chamada geração Screenagers.

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação