No ensino médio, 94,8% dos estudantes têm acesso à internet enquanto 79,9% desfrutam de quadra de esportes nas escolas em que estão matriculados. Esses dados são do Censo Escolar 2010 e foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)...Se for analisada a situação do ensino fundamental, a diferença se acentua conforme baixa o nível de ensino: nos anos finais (6º a 9º anos), 85,9% das matrículas são atendidas por acesso à rede enquanto 71,3% têm quadras. Nos anos iniciais (1º ao 5º anos), 71,6% dos estudantes são atendidos com internet, mas metade deles não tem quadra esportiva nas escolas.
Retomo esta notícia para que possamos neste inicio de ano letivo nas várias realidades do nosso imenso país sermos mais atentos como educadores ao fato que que a sala de aula deva ser mais interativa, sendo percebida e articulada não como rota e sim como percurso em seu desdobramento pedagógico e para tal, é importante que este dados trazidos pelo Censo 2010 sobre a cobertura da Internet possam servir para a vinculado de propostas para o planejamento docente, para que este se aproprie de condições para favorecer o desenvolvimento de práticas em sua sala de aula que contemple a presença da internet em vários espaçõs e assim, os estudantes possam desde cedo utilizar a rede de computadores para a apreensão do conhecimento e da pesquisa siginificativa em relação as vivências de ensino e aprendizagem.
Internet em alta -No contexto de uma análise
Questionado sobre o investimento em acesso à internet no lugar de outros itens de infraestrutura, o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, disse que as “questões são complexas” e as análises devem ser “feitas com cuidado”. O acesso à internet supera todos os outros itens de infraestrutura: quadra de esporte, biblioteca, laboratório de ciências e acessibilidade das edificações para deficientes físicos e, até, laboratório de informática. “Ao se investir em acesso à internet também está investindo em biblioteca”, disse Neto. Apenas 30,4% das escolas brasileiras nos anos iniciais têm bibliotecas. A cada dez escolas, sete delas não possuem um acervo de livros disponível para seus estudantes. Na etapa que vai do 6º ao 9º anos, 58,7% das escolas têm bibliotecas. No ensino médio a proporção de cobertura com esse item de infraestrutura é de 74%.
O que podemos pensar é que uma biblioteca , assim como espaçõs para lazer, motricidade e esportes, etc nao podem ser colocados em segundo plano não é mesmo? e que a organização e planejamento das políticas para este fim devem ser imperativas mas em relação a Internet se faz necessário que possamos apoveitar destes ganhos para buscarmos modos de juntos trocarmos experiências sobre como fazer este percurso do uso e aplicação da Internet como ferramenta didática, tanto na educação básica como no ensino superior e outras modalidades de ensino. É importante afirmar que não é a tecnologia que resolverá todos os problemas educacionais, mas é significativo compreender que se esta for um canal de inclusão social e incorporada adequadamente aos processos de ensino e aprendizagem poderá em muito favorecer a desdobramentos de aprendizagem para a chamada geração Screenagers.