No dia inicio do mês de setembro, precisamente 03.09.08, as 14h30 realizei defesa monográfica na UEPB concluindo curso de Especialização em Tecnologias na Educação sobre o tema " O vídeo digital como recurso multimídia integrado ao contexto escolar". O estudo apresenta e analisa intervenção pedagógica construtivista junto a campo escolar no 1º ano do ensino médio na disciplina de Biologia, esta como possibilidade para adensamento de aprendizagem colaborativa e motivacional, utilizando a interface Windows Movie Maker para produção de vídeos pelo alunos como parte dos estudos de revisão dos conteúdos do período "Organelas citoplasmáticas".
O VÍDEO DIGITAL NA SALA DE AULA
Dentre os usuários mais interessados nesse tipo de atividade estão crianças e adolescentes, um público que crescentemente se identifica muito com esse tipo de mídia, dado seu caráter altamente motivacional. Apesar de ser geralmente associada ao lazer e entretenimento a produção de vídeos digitais pode ser utilizada como atividade de ensino e aprendizagem com vasto potencial educacional ainda a ser explorado.
Vídeo Digital : possibilidade de colaboração e motivação na aprendizagem
É nesta fronteira dos estudos multimídia e motivacionais, que se credita que as inovações tecnológicas possam provocar mudanças no cotidiano escolar e que torna-se então vital, que em sala de aula se tenha acesso e se aprenda a utilizar tecnologias, quer utilitários, softwares específicos ou a apropriação consciente da World Wide Web e toda a gama de ferramentas e aplicativos multimídia.
Dentre os usuários mais interessados nesse tipo de atividade estão crianças e adolescentes, um público que crescentemente se identifica muito com esse tipo de mídia, dado seu caráter altamente motivacional. Apesar de ser geralmente associada ao lazer e entretenimento a produção de vídeos digitais pode ser utilizada como atividade de ensino e aprendizagem com vasto potencial educacional ainda a ser explorado.
Vídeo Digital : possibilidade de colaboração e motivação na aprendizagem
É nesta fronteira dos estudos multimídia e motivacionais, que se credita que as inovações tecnológicas possam provocar mudanças no cotidiano escolar e que torna-se então vital, que em sala de aula se tenha acesso e se aprenda a utilizar tecnologias, quer utilitários, softwares específicos ou a apropriação consciente da World Wide Web e toda a gama de ferramentas e aplicativos multimídia.
Tal função ampliada, implica uma redefinição do papel do professor, do estilo de ensino, das concepções de aprendizagem e um novo papel dos intervenientes no processo de ensino que motivem a aprendizagem, colocando o aluno como centro, quer no trabalho que envolva projetos de pesquisa, troca de informações; quer em projetos colaborativos à base de autonomia, cooperação, análise, interpretação e partilha de dados, com vista a análise e resolução de problemas.
Várias experiências nesse âmbito vêm sendo desenvolvidas confirmando as expectativas da inserção do vídeo digital como recurso multimídia no contexto escolar “The value of video in research on teacher learning is also noted in the literature. Sherin and Han (2004) discussed the way that teachers use video of their classes to move their thinking from a focus on their actions to a focus on their students.”
Pode- se citar trabalhos já publicados, como o paper que trata de pesquisa qualitativa sobre Using Digital Video as a Research Tool: Ethical Issues for Researchers realizada na Austrália - University of Technology, Sydney por Sandy Schuck And Matthew Kearney. The authors have recently completed a collaborative research study, Students in the director's seat: Teaching and learning across the school curriculum with student-generated digital video involving case studies of five schools in Australia. The schools were asked to participate in the study because they O VÍDEO DIGITAL NA SALA DE AULA.
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