Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

sábado, 7 de novembro de 2009

Licenciatura em Computação da UEPB... Fazendo história

Dias de efervecência... I FLIC da UEPB. Um ponto alto do encontro entre tantos outros de imensa riqueza foi a palestra do Prof. Daltro Nunes da UFRGS "Numa sociedade desenvolvida não se pode imaginar o cidadão ignorante em computação, do ponto de vista da ciência da computação. A computação é tão ou mais importante como química, física etc. até porque, todo cidadão, no exercício de suas atividades profissionais, seguramente vai aplicar tecnologias da informação. Nos exterior, principalmente nos países desenvolvidos, os alunos, nos níveis correspondentes a nossa educação básica, assistem aulas de computação. Para tanto, se faz necessária a formação de professores especializados, da mesma forma como são necessários a formação de professores de matemática, de física etc. No Brasil, segundo a legislação vigente, os cursos responsáveis pela formação de professores são denominados de Licenciatura, adjetivados pela área de especialização. A Sociedade Brasileira de Computação tem um grupo de trabalho dedicado a estudar os cursos de Licenciatura em Computação..." Trecho de sua fala. Ressalta-se também as comunicações dos alunos e ex-alunos sobre tecnologias móveis, redes sociais, formação docente e tecnologias, softwares na educação, projetos colaborativos dentre outros de relevância... êta galera competente e batalhadora. Hoje dia 7 de novembro tivemos as duas rodas de conversas finais roda 3 orientada pela prof. Rosário Maciel sobre a implantação da disciplina informática no currículo da Educação Básica e a roda de conversa 4 coordenada por mim prof. Lúcia Serafim sobre o campo de trabalho do licenciado, a legislação vigente e a necessária urgência de um documento a partir do local para ir garantindo os passos históricos da função social e identitária deste curso de formação geral, híbrida que transita com a educação e a tecnologia numa sociedade que aprende e se desenvolve, daí a validade dos argumentos da existência do CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. A história se faz pelo movimento... e isso a galera estudantil da UEPB através do CACAL - Centro acadêmico, equipes organizadoras e mutios outros alunos fez com maestria, ousadia e desejo de contribuir... merecem os APLAUSOS desta Mestra que com VOCÊS convive, constrói e resignifica conhecimentos a favor da vida e da formação.


Nenhum comentário:

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses
Ocorreu um erro neste gadget

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação