Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual

quarta-feira, 8 de julho de 2009

EM LUTO POR CASSIA BARUQUE - Digo não a violência e a impunidade


Ontem dia seis de julho 1º dia do EPENN quando cheguei a noite à pousada onde estava hospedada em João Pessoa vi pelo jornal nacional a triste notícia:



Professora universitária morre durante assalto em Botafogo

"Mais um caso de violência no Rio. Em Botafogo, uma mulher morreu em uma tentativa de assalto na madrugada de domingo. Na fuga dos três criminosos, um foi morto pela polícia e os outros, presos. Cássia Baruque e um grupo de amigos peruanos tinham acabado de sair de uma festa. Testemunhas contaram que três homens tentaram roubar o carro. Cássia se assustou e bateu em uma mureta. Foi quando um dos bandidos atirou.A bala perfurou o braço e o coração da professora universitária. Os bombeiros chegaram a prestar socorro, mas ela não resistiu ao ferimento. Os assaltantes escaparam a pé e em seguida roubaram um carro. A polícia foi chamada e perseguiu os bandidos por quase três quilômetros. Houve tiroteio. Um criminoso morreu e dois foram presos. Ontem, no velório comoção e indignação de parentes e amigos.“Eu me surpreendo como uma pessoa é capaz de atirar em uma mulher desarmada. É preciso muita covardia para fazer um ato desse”, diz um amigo da família Geraldo Lippel.A professora, de 48 anos, mantinha uma página em um site de relacionamentos na internet. As fotos demonstram a paixão de Cássia pela cidade em que vivia. Logo após a morte dela, amigos deixaram mensagens de protesto contra a violência."



Compartilho este luto com todos aqueles que abominam a violência e a impunidade ... e digo o quanto sinto que a vida dela tenha sido ceifada. Não a conhecia pessoalmente, nem ela sabia da minha existência mas cheguei a sua produção como professora universitária no campo da informática pelas pesquisas na Internet que realizo e ai ao Currículo Lattes, daí então passei a nutrir admiração e a acompanhar as produções: Sua tese intitula-se Desenvolvimento de Bibliotecas Digitais de Learning Objects Utilizando Técnicas de Data Warehousing e Data Mining. É Co-Coordenadora da área de Governança: Gestão, Auditoria e TIC da Diretoria de Extensão do CECIERJ/CEDERJ e professora conteudista do curso Modelando e Implamentando Banco de Dados Relacional. Atuou como Coordenadora Adjunta de TI no Programa FGV Online, onde exerceu as funções de pesquisadora de Tecnologia da Informação para EaD da FGV-Rio. É pesquisadora da FGV-Rio sendo participante do Projeto do Portal da Biblioteca Digital da FGV-Rio, pesquisadora associada do TecBD - Laboratório deTecnologias de Banco de Dados (TecBD) .
Ela atualizou o Lattes no dia 01 de julho de 2009. Dizer o porque da minha tristeza , pra falar a verdade tive mesmo foi um choque e só hoje dia 8 de julho escrevendo esta mensagem , me deparei com o Blog de Bia e lendo a mensagem da prof. Beatriz Gomes senti que tenho com quem compartilhar. Para ela meus apalusos pela vida digna e pela brilhante inteligência

Nenhum comentário:

SBIE 2010

ENTRE EM CONTATO...

Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

CHAT : Educar na Era Digital

TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE

"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)

Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ

Indico este livro que foi traduzido para o Português:

Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Educar é um compromisso social

Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB

Filmes Imperdíveis

  • A sociedade dos Poetas Mortos
  • Desafiando Gigantes
  • O Clube do Imperador
  • O ilusionista
  • O mundo dos insetos
  • O sorriso de Monalisa
  • O triunfo
  • Orquestra dos Meninos
  • Ponto de Decisão
  • Prova de Fogo
  • Quase Deuses
Ocorreu um erro neste gadget

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte

Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro

Foto tirada por mim em 19.07.09

Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba
Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação