Os meios de comunicação informática, revistas, televisão, vídeo, têm atualmente grande poder pedagógico visto que se utilizam da imagem e também apresentam conteúdo com agilidade, interatividade, etc। Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem। Como a educação e a comunicação são indissociáveis, o professor pode utilizar-se de um aparato tecnológico na escola visando à transformação da informação em conhecimento.Porém, a simples presença do aparato tecnológico na escola não é suficiente para garantir mudanças no processo de ensino e de aprendizagem, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização da informação. A apropriação dos recursos tecnológicos somente tem sentido se utilizada para transformar as relações professor-aluno no processo educativo. A expressa necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológicas e educacional é cada vez mais evidente. Hoje, a relação educação e tecnologia é presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Mello (apud GRINSPUN, 1999) aponta que educação e políticas de ciências e tecnologia, ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas em termos de qualificação dos recursos humanos, exigência de novos padrões de desenvolvimento. Foi vivenciando aspectos da aprendizagem colaborativa que participei do 2º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação que aconteceu em Recife na UFPE nos dias 17, 18 e 19 de setembro. Lá pude apresentar resultdos do estudo feito sobre aprendizagem colaborativa e interativa na Web utilizando o Google डोक्स.
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