Maceió estará sediando o I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente / VI Encontro Brasileiro da Rede ESTRADO, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de Novembro de 2011. O encontro está sendo organizado por docentes do Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira da UFAL, em parceria com a Universidade do Porto/PT, a Rede Latinoamericana sobre Trabalho Docente (Rede Estrado), PUC/SP, Estácio de Sá/RJ, UFPel, UFMG, e da UNEAL, IFAL e FITS no Estado de Alagoas. O evento contará com a participação de pesquisadores representantes do Brasil, Portugal, da América Latina e Inglaterra, para discutir a situação dos trabalhadores da educação em todos os níveis de ensino. O tema será: "Políticas educacionais e mudanças no contexto escolar". O evento já está recebendo trabalhos através do site. Maior. Acesse e saiba mais...

Neste espaço colaborativo e de distribuição de conhecimento sua presença é fundamental. Aqui compartilho com você estudos, informações, crenças e busco somar esforços com todos e todas que concebem com responsabilidade a desafiante tarefa de educar na sociedade atual
terça-feira, 28 de junho de 2011
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Projetos de Extensão - UEPB 2011/2012
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC) da Universidade Estadual da Paraíba divulgou nesta quarta-feira (22), a relação dos projetos contemplados com a Bolsa de Extensão (PROBEX) para o período 2011/2012. Vários projetos foram aprovados na Área da Educação e dentre eles os 2 projetos que coordeno que são : "Inclusão Digital: Letramento para as comunidades em torno da UEPB Campus I "- tem como objetivo promover a Inclusão Digital em comunidades carentes, de baixa renda em torno da UEPB – Campus I utilizando-se das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como instrumento para a construção e o exercício da cidadania. E o segundo projeto "A inserção das tecnologias digitais no contexto das práticas pedagógicas docentes em Escolas Públicas do Município de Campina Grande" que intenciona investir na efetivação de espaços de diálogo, reflexão e formação que articulem as tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes da Educação Básica das escolas públicas do município de Campina Grande/PB, tendo em vista, investimento epistemológico e metodológico em práticas pedagógicas que dialoguem com o potencial sócio-técnico da cibercultura. Cada projeto tem uma aluna bolsista e mais 9 alunos colaboradores, isto significa que temos 20 alunos do curso de licenciatura em computação - CCT envolvidos nesta atuação co-partícipe.
domingo, 19 de junho de 2011
Redes Sociais e Educação
As redes sociais da Internet a cada dia se tornam mais presentes no dia-a-dia de alunos, professores e das pessoas de um modo em geral. No entanto, sabemos que essas ferramentas ainda são pouco exploradas em sala de aula. Alguns dizem que não veem esta necessidade, outros que tomam muito tempo, outros ainda que o contexto da escola não favorece devido a extensa grade curricular. Em suma, se ainda se pensa currículo como grande, imagina sobre redes sociais e educação?? Sei que temos muito a fazer e a cada dia crescem os vínculos entre tecnologias, mídias e educação e isto é irreversível. E nós sabemos que por vezes o acesso a esse tipo de possibilidades, em se tratando das redes sociais é vetado nas escolas, em função do “medo” de que o aluno se interesse por assuntos que não estejam diretamente ligados ao conteúdo pedagógico. Sabemos que há muitos aspectos positivos no uso das redes sociais, um deles é a participação ativa dos alunos na construção de sua própria aprendizagem e colaborando com os seus pares. O uso das redes sociais pode ser feito na própria escola, caso exista um laboratório de informática, nas lan houses ou na casa dos alunos. Vejamos o que diz a jornalista, professora e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Raquel Recuero " não existe uma fórmula pronta para se trabalhar o conceito de redes sociais em sala de aula, diz ela “Acho que não há fórmula pronta. A rede é um espaço social e, como todo o espaço social, é também um espaço de Educação e aprendizado. Acho que cabe aos professores explorarem essas potencialidades com criatividade, procurando entender como seus alunos utilizam essas ferramentas e, a partir desse uso, inserir-se no processo e propor atividades que também estejam inseridas. A rede é um meio, nunca um fim”, analisa Raquel.
domingo, 5 de junho de 2011
Hipertextus Revista Digital
A Hipertextus Revista Digital, editada pelo Núcleo de Hipertexto e Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE), recebe até o final de junho resenhas e artigos científicos para o seu sexto volume.A revista está aberta a colaboradores do Brasil e do exterior, cujos trabalhos tratem de questões teóricas e práticas relacionadas às temáticas das novas tecnologias digitais de informação e comunicação nas relações pessoais, institucionais e no processo pedagógico.Artigos científicos e ensaios acadêmicos que enfoquem a utilização da Internet como ferramenta de comunicação, interação e aprendizagem na modalidade a distância, bem como o emprego do potencial pedagógico das redes sociais como objetos semióticos de aprendizagem também são discussões bem-vindas ao periódico. Para 2011 a revista apresenta à comunidade acadêmica os novos integrantes do seu Conselho Editorial, são eles: Andre Camlong (Université de Toulouse), Charles Bazerman (University of California - Santa Barbara), Imad Salleh (Université Paris-VIII), Jean Clement (Université Paris-VIII) e Pierre Lévy (Université d’Ottawa). Quem tiver interesse em submeter seus trabalhos à avaliação do conselho editorial da Hipertextus Revista Digital deverão enviá-los exclusivamente ao e-mail revista@hipertextus.net. As normas de publicação estão disponíveis neste endereço eletrônico . Vá lá e saiba mais.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
XI Semana de Pedagogia - UEPB - 15 a 19.08.11
Olá
Vem aí a nossa XI Semana de Pedagogia e no contexto da rica programação do evento nós professoras e membros colaboradores do GPTEMA - Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes estamos com três atividades acadêmicas que são:
Minicurso 01 – INTERNET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
Carga horária: 08hs
Ministrante: Profa. Lúcia Serafim (DE – UEPB)
Ementa:Conceitos básicos, evolução da Internet como ferramenta de suporte a educação; Estratégias para o uso da Internet na educação (habilidades, vantagens, problemas) - Ferramentas de interação na Web 2.0: Blogger, Site ,Groups, Docs; Pesquisa na Internet (estratégias de busca, motor de busca)
Local: LINC (CEDUC I) - NÚMERO DE VAGAS: 20 (vinte)
GT 02 - EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, MÍDIAS E ARTES
Coordenadora: Profa. Rosemary Alves de Melo (DE – UEPB)
Este Grupo de Trabalho propõe discutir as relações entre educação, tecnologias, mídias e artes nos processos de educação, e como esses processos ocorrem em ambientes colaborativos de aprendizagem. Nosso interesse é investigar sobre a inserção de novas práticas mediadas por tecnologias digitais que possam ser agregadas ao desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista, a criação, o desenvolvimento e a implementação de situações didáticas, situadas no contexto das ações educativas, culturais e artísticas. Com efeito, também nos interessa discutir a confluência de estudos em torno de reflexões, teorias e práticas de formação de professores, com impactos positivos em sua aprendizagem, na apropriação de novos saberes e na formação da sua identidade cultura.
09.08.11 - 08h às 09h45 - Mesas Redonda “B” Local: Sala 06
Tema: Letramento digital: uma possibilidade a favor da inclusão social e digital mediada pela utilização dos recursos tecnológicos e das redes de relacionamento
Coordenadora: Professora Roseane Ribeiro (DE – UEPB)
Profa. e Pesquisadora Cleonice Maria de Lima Oliveira
Prof. e Pesquisador Wilkens Lenon Silva de Andrade
Participe conosco. Saiba mais sobre a programação e as regras para envio de trabalhos através do SITE do evento.
Cordial abraço
Prof. Maria Lúcia Serafim
Assinar:
Postagens (Atom)
ENTRE EM CONTATO...
Apresentação de Augusto Franco no Nodo PB dia 12.09.09 em Campina Grande

NETWEAVING 2009
View more documents from Luiz de Campos Jr..
CHAT : Educar na Era Digital
TRECHO DE TEXTO DE PAULO FREIRE
"De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre" ( FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não, 1995)
Que tal Ler ??? INDICO PARA VOCÊ
Indico este livro que foi traduzido para o Português:
Homo Zappiens: educando na era digital/Wim Veen, Ben Vrakking: tradução Vinicius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.
Educar é um compromisso social
Simpósio Integrador-Semana CEDUC/UEPB
Filmes Imperdíveis
- A sociedade dos Poetas Mortos
- Desafiando Gigantes
- O Clube do Imperador
- O ilusionista
- O mundo dos insetos
- O sorriso de Monalisa
- O triunfo
- Orquestra dos Meninos
- Ponto de Decisão
- Prova de Fogo
- Quase Deuses
Maior Cajueiro do Mundo no Rio Grande do Norte
Localiza-se na praia Pirangi com área de 100 por 80 metros, produção de 70.000 cajus por ano, bem doces e já tem 115 anos. Minha foto predileta de setembro
Foto tirada por mim em 19.07.09
É mais importante construir o ninho ou ensinar uma andorinha a voar?
Meu Cenário : UEPB Universidade Estadual da Paraíba

Centro onde atuo no curso de Licenciatura em Computação