O Portal Educarede traz um vídeo com questões importantes sobre a incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola e prática docente. Questões tais: Como integrar efetivamente as tecnologias de informação e comunicação (TICs) ao currículo escolar? Basta introduzir o computador na escola e/ou disponibilizar materiais didáticos na Internet? Com certeza, não. O tema é complexo e, para discuti-lo, pesquisadores da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) conceberam o termo "Web Currículo". A proposta tem como objetivo “entender que currículo é esse que se desenvolve por meio das tecnologias e que é estruturado por elas”, explica a professora da PUC-SP Maria Elizabeth de Almeida. “Quando a tecnologia é um instrumento de mediatização, ela é estruturante do currículo, ela não é neutra, porque ela não é apenas um suporte, é linguagem. E mais, para a tecnologia digital convergem diferentes linguagens”, completa a professora. Eu que atuo neste viés de apropriação compreendendo o computador e a internet como vias de mediação compartilho destas reflexões e a vejo realmente como um grande desafio aos que se dedicam ao trabalho cotidiano de educar. Vale a pena conferir http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=791
Nenhum comentário:
Postar um comentário