Os meios de comunicação informática, revistas, televisão, vídeo, têm atualmente grande poder pedagógico visto que se utilizam da imagem e também apresentam conteúdo com agilidade, interatividade, etc. Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem. Como a educação e a comunicação são indissociáveis, o professor pode utilizar-se de um aparato tecnológico na escola visando à transformação da informação em conhecimento. Porém, a simples presença do aparato tecnológico na escola não é suficiente para garantir mudanças no processo de ensino e de aprendizagem, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização da informação. A apropriação dos recursos tecnológicos somente tem sentido se utilizada para transformar as relações professor-aluno no processo educativo.
A expressa necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológicas e educacional é cada vez mais evidente. Hoje, a relação educação e tecnologia é presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Mello (apud GRINSPUN, 1999) aponta que educação e políticas de ciências e tecnologia, ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas em termos de qualificação dos recursos humanos, exigência de novos padrões de desenvolvimento.
Venho constituindo estudos e aprendizagens em torno da inserção de interfaces na minha prática pedagógiva , por acreditar ser preciso compartilhar ainda mais saberes e apropriar-me de possibilidades que enriqueçam e signifiquem o processo de aprendizagem do ensino superior. Para tal, participei do 2º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação nos dias 17,18 e 19 de setembro de 2008. Apresentando resultados do estudo compartilhado sobre APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERATIVIDADE NA WEB: EXPERIÊNCIAS COM O GOOGLE DOCS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO. Esta experiencia colaborativa foi compartilhada com meus alunos do Curso presencial de Licenciatura em Computação aqui em Campina Grande -UEPB e com Fernando Pimentel, prof da Universidade Tiradentes na cidade de Maceió em cursos a distância. Foi encontro de muita afinidade intelectual, pessoal, de alegria e parceria. Valeu demais. http://cid-614b6cafcf976efa.skydrive.live.com/self.aspx/Público/Aprendizagem%20colaborativa%20Google%20Docs.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário